terça-feira, 23 de novembro de 2010

Corrosão no Brasil




Corrosão é o principal fator que afeta a durabilidade e compromete a disponibilidade de linhas de dutos de óleo e gás, terrestres ou submersos em água do mar (sub-sea).

Como resultado, as linhas de dutos são projetadas e construídas com sistemas de proteção contra corrosão na superfície externa, protegidos simultaneamente com sistemas de proteção catódica.

Nos últimos 40 anos, tubulações de óleo e gás são protegidas com uma larga gama de sistemas de proteção contra corrosão, como: coal tar, polyolefin tapes, polietileno extrudado dupla camada, simples ou dupla camada de fusion bonded epoxy coatings FBE, tripla camada poliolefina (polietileno ou polipropileno), tintas ricas em zinco entre outros.



Cada sistema de proteção tem sua eficiência com variados graus de sucesso e atendem à indústria de óleo e gás. Com maiores demandas de confiabilidade nas linhas de dutos, novos revestimentos são sempre testados.

A Durotec fornece para as refinarias da Petrobrás, E & P (Extração e Produção) e unidades da Transpetro, novas alternativas de proteção contra corrosão para linhas de dutos de óleo bruto, água de processo, tubulações de combate a incêndios terrestres e enterrados, tubulações do flare, módulos das plataformas de produção. Estas alternativas contam com sistema de proteção com camada metálica de zinco e alumínio aplicados por Aspersão Térmica que atuam como barreira e proteção catódica, promovendo proteção efetiva mesmo com danos mecânicos na superfície do revestimento.


Nenhum comentário: